Mark Zuckerberg anunciou em um fórum neste fim de semana que o Facebook vai trabalhar com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e levar acesso à Internet para os campos de refugiados.
“A conectividade irá ajudar os refugiados a ter um suporte melhor de acesso à comunidade de ajuda e manter ligações com a família e entes queridos”, disse Zuckerberg.
Para o executivo, a internet poderia ajudar a ONU também a cumprir os seus objetivos de desenvolvimento e tirar as pessoas da pobreza.
Em seu discurso, Zuckerberg disse que 140 milhões de novos postos de trabalho poderão ser criados pela expansão do acesso à web, ajudando 160 milhões de pessoas. “O acesso à Internet é um desafio fundamental do nosso tempo”, disse ele.
Levar a internet para os campos de refugiados é apenas uma novidade em uma campanha muito maior criada pelo Facebook e muitas outras empresas de tecnologia para aumentar a conectividade global: A rede social está construindo satélites e drones de internet para aldeias e vilas remotas.
O Google também anunciou hoje que está levando acesso à internet para 400 estações de trem na Índia.