Categorias

Facebook: Governos estão solicitando mais dados de usuários nesse ano

O Facebook lançou hoje o seu terceiro relatório de solicitações feitas por governos, destinado a proporcionar maior transparência sobre a quantidade de dados de usuários que autoridades tentam acessar.

No relatório, o Facebook observa que houve um aumento de 24% no número de pedidos desde o segundo semestre de 2014: 34.946 total em todo o mundo. Além disso, houve um aumento de 19% na quantidade de dados retidos devido às leis locais.

Facebook-Government-2-798x310

A empresa diz que trabalhou duro para lutar contra os pedidos que não têm motivos reais. Em junho, a empresa lutou contra um mandado de busca emitido por um tribunal de Nova York solicitando dados de 381 usuários do Facebook, afirmando que mandados digitais deveriam ser tão específicos quanto os físicos.

No Brasil foram feitos 1.307 pedidos que afetavam 2.269 contas de usuários. O relatório não revela quantos foram aceitos.

O Facebook também reiterou o seu apoio ao Ato de Liberdade dos EUA e atualizou sua Política de Comunicações Eletrônicas, a fim de fazer as diretrizes de solicitações de dados mais rigorosas.