Categorias

Facebook implementa novo recurso para tentar combater notícias falsas

O Facebook continua em sua quase hercúlea batalha contra as notícias falsas em sua plataforma e anunciou o início de testes de um novo recurso na linha do tempo dos usuários.

A partir de agora, além de artigos relacionados e um alerta sobre a idoneidade de determinadas notícias, será exibido também um botão para mais informações sobre o perfil da fonte da postagem ou da notícia a partir da Wikipedia e outras fontes.

“Essa nova funcionalidade foi projetada para oferecer às pessoas algumas das ferramentas que elas precisam para tomar uma decisão informada sobre que histórias ler, compartilhar e confiar”, informa o comunicado oficial da empresa. “Isso reflete o feedback de nossa comunidade, incluindo muitos produtores de conteúdo que colaboraram com seu desenvolvimento”. Confira como funciona o novo botão que está sendo testado:

A expectativa do Facebook é que o novo sistema não impacte a visibilidade de páginas com conteúdo legítimo mas afete produtores de boatos e rumores, na medida que busca educar os usuários sobre sua natureza e sufocar sua distribuição através de compartilhamentos e curtidas.

O Facebook vem sido acusado desde o ano passado de não tomar medidas preventivas para evitar o que já ganhou contornos de epidemia. Investigações recentes comprovaram que a conversação na rede social vem sendo manipulada por grupos organizados com o propósito de incentivar agendas ou mesmo causar uma divisão social, como acredita-se ter ocorrido em resultado de uma operação em larga escala orquestrada pelo governo da Rússia.