Categorias

Facebook inicia testes de linha do tempo exclusiva para vídeos

O Facebook anunciou nesta terça-feira uma série de testes envolvendo vídeos, incluindo uma linha de tempo exclusiva para o formato.

A iniciativa faz parte da visão do Facebook para o futuro, que acredita que em até dois anos o formato terá dominado completamente a rede social.

Por enquanto os testes estão restritos a um pequeno grupo de usuários do aplicativo do Facebook para iPhone. Na nova tela, o ícone de vídeos na parte inferior substitui o botão do Messenger. Ao clicar no ícone, o usuário poderá assistir uma linha do tempo totalmente dedicada a vídeos compartilhados por seus amigos e pelas páginas que são seguidas.

Além da nova linha do tempo, o Facebook também está implementando uma lista de sugestão de vídeos, que pode ser acessada em qualquer vídeo em tela cheia que esteja sendo executado para que o usuário possa seguir assistindo vídeos similares.

Os testes ainda estão nas fases iniciais, mas o Facebook afirmou que já está “satisfeito com os resultados”. As novidades devem ser estendidas para os usuários web e Android nos próximos meses em caráter experimental.

Para solidificar de vez o investimento no formato, o Facebook também está alterando a forma como o usuário assiste seus vídeos. Será implementada uma funcionalidade que permitirá minimizar o vídeo para uma miniatura que acompanha a leitura da linha do tempo, assim como a opção de “salvar”, que adicionará o vídeo a uma lista que poderá ser visualizada mais tarde, a exemplo do praticado no YouTube.

Confira como funcionam as novidades no vídeo oficial.