Categorias

Facebook lança aplicativo Rooms para iPhone

“Nós não estamos tentando construir o próximo Snapchat – nós estamos tentando construir o próximo WordPress” – Estas não são as palavras que você espera ouvir do cara que está construindo o próximo grande app do Facebook, mas são.

A rede social passou os últimos dois anos clonando o Snapchat, tentando comprá-lo e, eventualmente criando seu próprio app. Nenhum desses planos têm funcionado, então agora o Facebook está construindo … uma plataforma de blogs?

Não exatamente. Hoje, o Facebook está lançando Rooms, um aplicativo para iPhone que permite a criação de painéis de mensagens pequenas para postar textos, fotos e vídeos. Em cada sala (ou Room), você pode criar o seu próprio nome de usuário e identidade, e postar ou comentar com amigos ou estranhos sobre tudo, desde móveis minimalista até política e religião.

rooms-facebook-novo-app-horz

Como em fóruns convencionais, você pode definir moderadores, mensagens de PIN, restrições de idade fixadas, escrever algumas regras básicas para postagem e tirar membros. Você pode definir um papel de parede e tema, e até mesmo alterar o botão “Like” que aparece abaixo das mensagens. Mas os espaços não tem conexão com o Facebook ou seus amigos da rede social.

“Você não pode conectar uma conta no Facebook. Nós não pedimos acesso ao catálogo de endereços. Nós não pedimos nomes. A única coisa que é opcional é a conexão de e-mail no caso de você perder a sua conta”, diz Josh Miller, criador do Rooms.

Mas não se engane: este não é um app de bate-papo ou discussões anônimo, como alguns especularam que o Facebook estava construindo. Rooms se parece mais com o Reddit, o site de fóruns para discussão de interesses específicos.

Para colocar seus amigos em um “quarto”, toque em “convidar”, que vai gerar um código QR. Ele será armazenado entre as imagens recentes do smartphone do usuário. Quando ele entrar no app, o Rooms automaticamente acessará as fotos e “destravará” o quarto para o usuário.

“As comunidades [quartos] são tão viciantes quanto o Facebook”, garantiu Miller. Será?

Rooms para iOS