Categorias

Facebook lança recurso que ajuda usuários a encontrarem amigos

Nessa quinta-feira (17), o Facebook começou a implantar um novo recurso chamado “Nearby Friends” (algo como “Amigos que estão por perto”, em português), que permite que usuários vejam se algum de seus amigos estão na mesma rua ou cidade que você.

Com o recurso, você pode compartilhar sua exata localização por um tempo limitado, assim seus amigos também podem achar você. Embora a novidade já esteja criando algumas preocupações com privacidade, o foco é levar as pessoas a passar mais tempo com os amigos no mundo real.

nearby-friends-press-3

Ele também irá enviar notificações se você estiver a uma curta distância de um amigo na rua e, se alguém compartilhar sua localização exata, você vai vê-la em um mapa.

O Friends Nearby estará na sua lista de aplicativos no menu de navegação do Facebook no iOS ou Android. De lá você pode optar por compartilhar sua localização com todos ou criar uma lista de amigos ou grupo específico.

nearby-friends-press-1

Em seguida, você será capaz de ver uma lista que mostra a distância entre você e outros usuários que têm o recurso. Se você estiver em uma cidade grande,a lista também irá mostrar seu bairro.

Ao lado dos nomes dos amigos está um ícone que você pode tocar para enviar à uma pessoa a sua localização em tempo real e incluir uma mensagem de 40 caracteres. Para obter a sua localização , o Facebook vai freqüentemente puxar suas coordenadas de GPS. Pensando em minimizar o consumo da bateria, ele vai ler o seu acelerômetro e não irá coletar os dados se você ficar parado por muito tempo.

nearby_friends1

Quanto à privacidade, Friends Nearby pode ser ignorado, assim como qualquer serviço de check-in, e usa um modelo de privacidade recíproca para que você só possa ver a localização de amigos se o seu recurso estiver ligado. Além disso, a localização exata de alguém só poderá ser visualizada se ele tiver compartilhado a informação.

nearby-friends-press-2

Por enquanto, Friends Nearby está disponível apenas para usuários dos EUA.