Categorias

Facebook Messenger ganha botão de compra

O Facebook adicionou mais uma ferramenta para transformar seus aplicativos em interfaces de comunicação entre empresas e consumidores: um botão de compra.

A novidade foi apresentada nessa segunda-feira e agora, além de suporte a bots de atendimento ao cliente, o aplicativo também permite que usuários façam pagamentos diretamente da interface.

De acordo com o Facebook, “pagamentos agora podem ser integrados em mensagens, tornando mais fácil para usuários fazer compras e pagar sem sair do aplicativo. Mensagens com pagamentos utilizam controles de ponta da indústria e as informações financeiras são protegidas com encriptação de nível bancário”. Por enquanto, a funcionalidade está em fase Beta somente para determinados desenvolvedores e somente para os Estados Unidos.

fb-messenger-native-payments

O Facebook planeja implementar o recurso em larga escala em todos os mercados até o final do ano, mas precisa, por enquanto testar as águas e ajustar o funcionamento da novidade. Os pagamentos nessa fase inicial serão conduzidos pelos serviços digitais Paypal e Stripe. Desenvolvedores também poderão adicionar o modelo de venda em suas páginas web, integrando-as com o Facebook Messenger através do Messenger Extensions Javascript SDK.

Tanto no aplicativo quanto na web, a vantagem do consumidor reside no fato do Facebook Messenger não só já estar autenticado com sua identidade como ainda compartilhar dados de entrega e localização com o vendedor.

De acordo com o Facebook, a iniciativa de utilizar a plataforma como algo mais do que um aplicativo de mensagens tem gerado frutos positivos: até agora, mais de 30.000 bots de interação já teriam sido desenvolvidos para funcionar como um elo de ligação entre consumidores e empresas.