Categorias

Facebook Para Qualquer Telefone já foi baixado mais de 100 milhões de vezes

Aplicativo faz parte de estratégia em mercados emergentes
Aplicativo faz parte de estratégia em mercados emergentes

O Facebook anunciou que o aplicativo “Facebook Para Qualquer Telefone”, que roda em feature phones, foi baixado 100 milhões de vezes.

O aplicativo é parte essencial da estratégia global da companhia, visto que em mercados emergentes, como Índia, Indonésia e Filipinas, existem muito mais feature phones que smartphones.

Na verdade, para muitos usuários, feature phones sejam o principal – ou talvez o único – ponto de acesso à internet. Apenas recentemente o Facebook iniciou a venda de anúncios para essa plataforma, e fez pouco dinheiro, mas expandiu rapidamente para vários países, desenvolvendo o ecossistema tecnológico, de forma a auxiliar o Facebook a balancear o tráfego em países como EUA e Reino Unido.

Em 31 de março, o Facebook registrou 751 milhões de usuários mensais ativos em plataformas móveis, um crescimento de 54% em relação a 2012.

No aplicativo para feature phones, estão presentes os principais recursos da rede social, tais como Feed de Notícias, Messenger e Fotos. Ele é otimizado para utilizar menos dados que outros apps, o que acaba sendo um benefício para usuários com planos de dados limitados.

Além disso, o Facebook fez parceria com algumas operadoras móveis ao redor do mundo para oferecer acesso gratuito ou com desconto significativo no tráfego de dados, para os usuários do Facebook Para Qualquer Telefone. O suporte do aplicativo é feito pela Snaptu, plataforma móvel comprada pela rede social em 2011.