Categorias

Facebook Safety Check diz quando seus amigos estão seguros durante desastres naturais

O Facebook está lançando um novo recurso chamado Safety Check projetado para ajudar amigos e familiares a verificarem se seus entes queridos estão bem durante desastres naturais.

A ferramenta envia notificações para dispositivos que estão perto de uma área afetada. O Facebook determina a localização do usuário através da cidades listada em seu perfil, o último lugar que seus amigos fizeram check-in, ou a cidade que você está se conectando e usando a internet.

Se um usuário do Facebook está bem durante chuvas, queda de barreiras, tornados e furacões, basta apertar o botão “Estou seguro” e uma notificação será gerada automaticamente para seu Feed de Notícias.

O Safety Check também combina todos os check-ins em um recurso parecido com uma pasta de favoritos, permitindo que os usuários do Facebook verifiquem uma área para se certificar que seus amigos estão seguros.

safetycheck-facebook

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, apresentou o recurso no Japão ontem, um país que ainda está se recuperando dos efeitos de um tsunami devastador em 2011. O desastre afetou mais de 12,5 milhões de pessoas e engenheiros japoneses do Facebook decidiram criar um quadro de mensagens de desastres para melhorar a comunicação.

“Nossos engenheiros no Japão deram o primeiro passo em direção à criação de um produto para melhorar a experiência de voltar se conectar depois de um desastre”, diz Naomi Gleit, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Facebook.

Os testes iniciais da ferramenta foram um sucesso e eventualmente levaram até a adição do recurso hoje. A gigante das redes sociais vai trabalhar com autoridades e o Safety Check vai estrear mundialmente no Android, iOS, feature phones e a versão desktop do Facebook.