A temporada de festas desse ano não está sendo tão alegre para o Facebook. A rede social está enfrentando uma ação coletiva nos EUA por ter escaneado mensagens privadas dos usuários sem seu consentimento, relata Engadget.
A juíza Phyllis Hamilton decidiu em um tribunal na Califórnia que o Facebook deve enfrentar uma ação coletiva por violar a privacidade de seus usuários para reunir dados para publicidade segmentada.
Enquanto o Facebook argumentou que suas ações são cobertas por uma exceção, conforme a lei federal Electronic Communications Privacy Act sobre interceptações que ocorrem no curso normal dos negócios, o tribunal disse que a empresa não tinha explicado como escanear mensagens privadas se encaixa na lei.
A ação foi feita há dois anos, e poderia beneficiar qualquer usuário do Facebook que enviou ou recebeu links através do seu sistema de mensagens privadas desde então. O processo está pedindo indenização de até US$ 10 mil por usuário, e também que o Facebook pare de escanear mensagens de agora em diante.