Categorias

Facebook troca Flash por HTML5 para exibição de vídeos

Desde Sábado, está concluída a migração do sistema de vídeos utilizado pelo Facebook. A rede social terminou de trocar o player antigo em Flash por uma versão em HTML 5.

A novidade já vinha sendo distribuída entre os usuários gradativamente e segue a tendência de substituir o Flash por alternativas menos suscetíveis a vulnerabilidades.

No caso do Facebook, a opção também foi feita por questões de facilidade de desenvolvimento. Agora, mudanças globais na forma de exibição de vídeos na rede social podem ser feitas mais rapidamente, sem que seja necessário recompilar o tocador. Além disso, o HTML5 se integra melhor com plataformas de testes de código e oferece melhores condições de acessibilidade para o usuário.

De acordo com o engenheiro do Facebook Daniel Baulig, “não apenas lançar o tocador de vídeo em HTML5 tornou o desenvolvimento mais fácil, mas também aperfeiçoou a experiência de vídeo para as pessoas. Os vídeos estão agora iniciando mais rápido. As pessoas curtem, comentam e compartilham mais em vídeo após a mudança e os usuários estão relatando menos bugs“.

A decisão da mudança também vai ao encontro da afirmação do Chefe de Segurança do Facebook, que pediu no meio do ano que a Adobe começasse o processo de encerrar a vida do Flash. A meta a longo prazo da rede social é se tornar uma plataforma com conteúdo majoritariamente em vídeo e a transição para o HTML5 é mais uma etapa para atingir esse objetivo.