Categorias

Facebook ultrapassa Orkut no Brasil, afirma revista

Facebook X Orkut
O próximo ranking de audiência na Internet levantado pelo Ibope Nielsen Online deverá revelar que o Facebook superou o Orkut em número de usuários no Brasil, afirma a revista IstoÉ Dinheiro em sua edição de 2/9.

Segundo dados divulgados pela revista, em julho de 2011 o Orkut tinha 29 milhões de usuários únicos, enquanto o Facebook tinha 28,8 milhões. Em agosto, porém, o Facebook registrou cerca de 30 milhões de usuários, ultrapassando o rival.

Os números atribuídos ao Ibope Nielsen Online – e que, segundo a revista, serão divulgados nas próximas semanas – são maiores que os divulgados pelo site Social Bakers, que atribui ao Facebook 25,8 milhões de usuários no Brasil em agosto. Contudo, as metodologias do site e do instituto de pesquisas são diferentes, o que poderia justificar a disparidade.

Os números diferem também das estatísticas de julho de 2011 da empresa de métricas web comScore, divulgados a pedido do IDG Now!. Em julho, o Orkut permanecia líder, com 36,4 milhões de visitantes únicos, enquanto o Facebook tinha 25,8 milhões. O Windows Live Profile apareceu em terceiro, com 15,6 milhões de visitantes, e o Twitter em quarto, com 12,9 milhões. A empresa afirmou por meio de sua assessoria que um relatório atualizado será divulgado em setembro.

Segundo a comScore, em agosto de 2010 o Orkut tinha 29,4 milhões de visitantes únicos no Brasil, enquanto o Facebook tinha 8,9 milhões.

Por meio de sua assessoria no Brasil, o Facebook não confirmou ter sido a fonte da informação, alegando que não comenta números da concorrência. Pelo último resultado divulgado pela rede social, o Facebook tem 25 milhões de usuários no Brasil – número semelhante ao do Social Bakers. No mundo, a rede social afirma ter mais de 750 milhões de usuários ativos.

A Google Brasil, por sua vez, informou por meio de sua assessoria que não divulga números de usuários por país – a empresa diz apenas que o total de usuários do Orkut em todo o mundo é de 85 milhões.

Procurado pelo IDG Now! para comentar os números divulgados, O Ibope Nielsen Online ainda não se pronunciou a respeito.

Com informações de IDGnow.