Categorias

Facebook vai mesmo colocar suas ações na Bolsa de Valores

IPO do Facebook: Zuckerberg rindo à toa
O Facebook encaminhou ontem no final da tarde a documentação necessária para iniciar seu IPO (Initial Public Offering), entrando com tudo na Bolsa de Valores. O objetivo inicial é levantar 5 bilhões de dólares no mercado de ações e atingir uma avaliação de US$100 bilhões. Papéis da empresa serão comercializados com a sigla FB na NASDAQ.

Com a abertura para a Bolsa de Valores, o Facebook divulgou publicamente números relacionados às suas operações. Sabe-se agora que a rede social faturou US$ 3,7 bilhões em 2011, com lucro de exatos 1 bilhão de dólares. Segundo a documentação apresentada, o Facebook apresenta 845 milhões de usuários registrados em todo o mundo, sendo que 360 milhões efetuaram login no serviço pelo menos seis vezes por semana em Dezembro. O total de conexões entre amigos é de 100 bilhões, 14 vezes a população do planeta. Diariamente, 250 milhões de fotos são publicadas no site.

Mark Zuckerberg controla 28,4% da empresa e teve um salário base de 500 mil dólares em 2011. Se o Facebook atingir realmente o valor de 100 bilhões de dólares, o jovem empreendedor de 27 anos terá direito a quase 30 bilhões de dólares. Zuckerberg irá manter a maioria dos votos nas decisões administrativas, seguindo no comando da rede social.

.