Categorias

Falso cupom do McDonald’s é golpe no WhatsApp

A empresa nacional de segurança PSafe alerta sobre um novo golpe que está se espalhando através do WhatsApp no Brasil e usa a imagem do McDonald’s como isca para atrair novas vítimas.

Com a falsa promessa de oferecer um cupom de desconto no valor de R$70 para a rede de fast-food, o ataque já teria afetado mais de 100 mil brasileiros apenas nas primeiras 24 horas.

O esquema é muito similar a vários outros golpes aplicados anteriormente através do aplicativo de mensagens: um convite enviado por um amigo com uma oferta aparentemente irrecusável. Para conseguir desbloquear a promoção, a vítima precisa fornecer dados privados que poderão ser utilizados em esquemas criminosos e serviços pagos ou instalar aplicativos e malwares que geram renda para a quadrilha responsável. Como sempre, o golpe recomenda que a vítima também repasse a falsa oferta para amigos de sua rede de contato.

golpe-zap

De acordo com os especialistas da PSafe, os cibercriminosos por trás do golpe utilizaram a mesma identidade visual do McDonald’s com perfeição, para aumentar as chances de ludibriar novas vítimas e dificultar o reconhecimento da trapaça. A quadrilha também empregou múltiplos domínios para coordenar a operação, com o intuito de confundir autoridades e empresas de segurança e atrapalhar tentativas de remover a ameaça do ar.

Contra esse tipo de golpe, vale a máxima “quando a esmola é muita, até o Santo desconfia”. Ou, nas recomendações mais técnicas da PSafe, “o usuário deve estar atento a qualquer tipo de promoções exageradas que chegam por mensagens, checando sempre se a promoção é real”.