Categorias

Fazenda consegue plantar e colher usando somente robôs

A produção agrícola pode ser em breve a próxima fronteira para a automação: uma fazenda experimental na Inglaterra conseguiu arar o campo, semear, irrigar e fazer a colheita usando somente robôs.

O projeto Hands Free Hectare pegou um hectare de terra sem nada plantado e combinou drones e tratores autônomos para realizar todas as etapas de uma produção agrícola ao longo de um ano.

A iniciativa conseguiu um financiamento do governo inglês no valor de 200 mil libras (o equivalente a R$850.000 pelo câmbio atual) em Outubro do ano passado e arregaçou as mangas para concretizar a meta. Foram empregados drones para mapear o terreno e coletar amostras do solo para análise, enquanto tratores convencionais adaptados para autonomia foram utilizados para realizar todas as tarefas que normalmente exigiriam a presença de um fazendeiro humano.

Confira um dos vídeos da iniciativa:

O resultado final foram quase cinco toneladas de cevada, nas palavras de Kit Franklin, um dos idealizadores do projeto, o “hectare de cevada mais caro de todos os tempos”. Mas a proposta do Hands Free Hectare a longo prazo é estabelecer um ponto de partida para o desenvolvimento de tecnologias que irão baratear o custo da automação no campo, com um entendimento melhor dos desafios envolvidos e suas soluções.

Uma das estratégias utilizadas pela equipe, por exemplo, indo na contramão de outros projetos similares, foi o uso de tratores menores. Geralmente, unidades autônomas no meio agrícola costumam ser grandes e pesadas, mas o time preferiu adaptar tratores leves, para obter maior precisão nos movimentos e provocar dano menor ao solo.

Mas… e a meta a curto prazo? Por enquanto, os pesquisadores irão pegar toda a cevada colhida pelo projeto e transformá-la no que também deverá ser a cerveja mais cara já produzida…