Categorias

FBI diz que não há ligação entre Coreia do Norte e invasão da Sony

Após todos começarem a pensar que a Coreia do Norte poderia ter realmente se envolvido na invasão da Sony Pictures nas últimas semanas, a primeira declaração pública do FBI sobre o assunto sugere o contrário.

Em um painel de cibersegurança mais cedo hoje, Joe Demarest, diretor assistente da divisão cibernética do FBI, disse aos participantes: “Não há atribuição para a Coreia do Norte neste momento”. Um porta-voz do FBI disse que a agência ainda está em busca dos hackers, mas não iria fornecer informações adicionais.

Vários pesquisadores sugeriram que a Coreia do Norte estava por trás do ataque como retaliação pelo próximo filme da Sony, The Interview. O filme de comédia retrata uma conspiração da CIA para assassinar o líder norte-coreano Kim Jung Un.

North-Korea-vs-Sony-798x310

Semelhanças com ataques anteriores apontavam para o envolvimento do país e ontem, o grupo de invasores exigiu que a Sony parasse imediatamente de “mostrar o filme de terrorismo que pode quebrar a paz regional e causar guerra”.

A Coreia do Norte, por sua vez, negou publicamente qualquer envolvimento.

Os verdadeiros culpados permanecem desconhecidos. Segundo a Reuters, representantes do FBI irão se reunir com funcionários da Sony para fornecer treinamento em segurança.