Categorias

Feira de Ciências do Google: Menina de 14 anos desenvolve projeto para acabar com cyberbullying

Trisha Prabhu, de 14 anos, planeja eventualmente se formar em neurociência, mas primeiro ela quer acabar com o cyberbullying. Selecionada como finalista global para a Feira de Ciências do Google 2014, seu projeto gira em torno de um conceito simples: Pedir aos adolescentes que releiam mensagens ofensivas antes de apertar a tecla “Enter”.

A hipótese de Prabhu é que adolescentes podem estar menos dispostos a praticar bullying com outros se um mecanismo de alerta estiver em vigor. Para determinar a veracidade de sua teoria, ela criou os sistemas “Baseline” e Rethink”, os quais perguntam aos usuários antes deles postarem mensagens e comentários online.

A diferença entre os dois é que o último também irá alertar sobre o potencial de ofensividade na mensagem e oferecer a oportunidade do usuário reconsiderar seu envio.

rethink-cyberbullying

Prabhu realizou um total de 1.500 testes anônimos com adolescentes que vão de 12 e 18 anos. Após receber os resultados, ela descobriu que 67% das pessoas utilizando o sistema Baseline estavam prontos para publicar comentários maliciosos. Em contrapartida, menos de 5% dos participantes do grupo Rethink relataram o mesmo.

A jovem cientista está trabalhando em um protótipo para demonstrar como o sistema Rethink pode ser integrado em sites de mídia social. “Meu projeto inclui um sofisticado sistema de filtragem sensível ao contexto que pega mensagens verdadeiramente ‘maldosas/ofensivas”, disse Prabhu.