Categorias

Ferramenta de Busca Social do Google entra no ar

Google Social Search está no ar
A ferramenta – que foi anunciada na semana passada na Conferência Web 2.0 em São Francisco – vai ajudar os usuários do Google a encontrarem conteúdo público de suas redes online.

A ferramenta de busca social do Google (em inglês, Google Social Search) vai sugerir conexões às listas de amigos de cada rede social e obter informações a partir dos contatos do Gmail de cada usuário.

Assim que os detalhes forem rastreados, os resultados das redes sociais vão aparecer sempre no rodapé da página de resultados da busca, com uma indicação de que rede a informação foi retirada.

Os usuário poderá habilitar a busca de redes sociais por meio da seção do Google Labs do site. Para isso só vai precisar estar conectado ao seu Perfil no Google, uma ferramenta de gerenciamento de reputação online.

Os resultados vão incluir sites, blogs, atualizações de status e outros tipos de conteúdo que sejam públicos. Se você estiver indo para o Cairo, e um amigo seu já tiver listado lugares para ficar lá no website dele, a ferramenta de busca social do Google vai facilitar a descoberta desse tipo de conteúdo.

A busca social só funciona com dados de redes sociais e sites que sejam públicos. O Google admite que a ferramenta não vai conseguir rastrear redes como o Facebook, em que a maioria das informações é preservada por políticas de privacidade.

O lançamento do Google Social Search acontece poucos dias depois de o Google ter assinado um contrato com o Twitter para integrar as “twittadas” aos resultados das buscas. O microblog também fechou um acordo parecido com a feramenta de buscas Bing, da Microsoft.

Com informações de R7.