Categorias

Ferramenta no Facebook verifica se usuários interagiram com propaganda russa na eleição de 2016 nos Estados Unidos

As polêmicas envolvendo as eleições de 2016 nos Estados Unidos, as quais terminaram elegendo o também polêmico Donald Trump, são inúmeras, e envolvem geralmente sempre a Rússia.

A Rússia e/ou empresas originárias do país também vêm se envolvendo em problemas com a terra do Tio Sam, e através dos links abaixo você pode conferir conteúdo relacionado, para relembrar, aqui mesmo no Código Fonte:

A Rússia, como sabemos, é acusada de tentar influenciar as eleições norte-americanas, inclusive através de anúncios e postagens diversas no Facebook. Com isto em mente, a rede social de Marck Zuckerberg lançou uma nova ferramenta, a qual permite que os usuários verifiquem se interagiram, em algum momento, com propaganda russa durante as eleições que elegeram Donald Trump.

A ferramenta, disponível apenas em inglês, permite que os usuários verifiquem se seguiram, comentaram ou deram likes em algum momento em páginas e contas controladas pelo governo russo ou pessoas a ele ligadas. Páginas e contas, claro, que publicaram conteúdo visando influenciar as eleições de 2016 nos EUA, valendo a pena lembrar que a ferramenta também funciona com o Instagram.

O Facebook estima que cerca de 140 milhões de usuários visualizaram propaganda russa em suas timelines durante as eleições, em 2016. Entretanto, nem todos estes serão capazes de fazer uso da ferramenta, uma vez que é preciso que tenha havido uma interação direta com contas ligadas ao Kremlin (seguir uma conta ou página, por exemplo). Ou seja, quem simplesmente visualizou propaganda na timeline apenas porque algum amigo deu um like não será beneficiado.