Categorias

Ferramenta para localizar dispositivos pode ser utilizada para ataques maliciosos

Personagem do game System Shock inspirou nome de ferramenta, que pode estar sendo utilizada para fazer ataques maliciosos
Personagem do game System Shock inspirou nome de ferramenta, que pode estar sendo utilizada para fazer ataques maliciosos

Uma ferramenta criada com objetivos corporativos está causando certo pânico na internet. Chamada de Shodan, em referência ao jogo System Shock, a ferramenta foi desenvolvida em 2009 por John Matherly para ser oferecida a empresas como a Microsoft e a Cisco para rastrear a rede em busca de dispositivos da concorrência.

Contudo, a ferramente acabou chamando a atenção de usuários maliciosos, que tem se aproveitado das vulnerabilidades de alguns dispositivos – como câmeras de segurança, por exemplo – para invadir e tomar controle desses aparelhos.

Segundo a CNN, alguns especialistas fizeram pesquisas através da ferramenta, e essas buscas retornaram informações de sistemas de controle de um parque aquático e de usinas nucleares, o que fez com que os especialistas considerassem um cenário preocupante.

Especialistas também procuraram por “default password” e encontraram diversas impressoras e servidores que utilizam “admin” como nome de usuário.

Mesmo que a tarefa de encontrar um dispositivo não seja algo fácil, já que requer o conhecimento de dados específicos dos aparelhos, os usuários que possuem esses conhecimentos podem se aproveitar das “facilidades” oferecidas pelo Shodan, para fazer o que quiserem com certos dispositivos.

De acordo com a Forbes, o Shodan funciona em um padrão “fremium”, onde é possível acessar a ferramenta gratuitamente, mas as buscas só retornam 10 resultados. Os usuários que pagam uma taxa de US$ 20 tem acesso a resultados mais completos, chegando a um número superior a 10 mil resultados por busca. Por fim, usuários corporativos possuem acesso a toda a base de dados da ferramenta, que já conta com mais de 1,5 bilhão de dispositivos.