Categorias

Filme de World of Warcraft explode na China

Warcraft dividiu a opinião da crítica e do público, mas não dividiu a opinião da China: o filme é um fenômeno de bilheteria no país asiático.

Com o sucesso conquistado fora dos Estados Unidos, Warcraft acaba de se tornar a mais bem-sucedida adaptação cinematográfica de um jogo da História de Hollywood.

O filme chegou a abrir com boas perspectivas nos cinemas americanos, faturando 24 milhões de dólares em sua estreia. Mas foi mal-recebido pelo público e pela crítica especializada e acabou amargando uma queda de 73% nas bilheterias em sua segunda semana em cartaz. Tudo indicava que Warcraft teria um destino parecido ao de outras adaptações de jogos que passaram pelas telonas, mas o lançamento na China mudou completamente o cenário.

world-of-warcraft-movie

O mercado chinês tem se mostrado uma poderosa alavanca para as produções cinematográficas ocidentais e já catapultou para a estratosfera filmes como Star Wars: O Despertar da Força e Jurassic World. Mas Warcraft teve um apelo especial na China: o MMORPG que deu origem ao universo do filme é uma febre no país.

Como resultado, o filme atraiu uma multidão para os cinemas e se tornou a maior estreia de um filme estrangeiro na China, com 155 milhões de dólares de faturamento nos primeiros cinco dias em cartaz, mais de 6 vezes o total obtido no lançamento americano.

Somando as bilheterias americanas e em outros países, Warcraft já passou da marca de 378 milhões de dólares de faturamento e conquistou o primeiro lugar na lista de adaptações de jogos. Com esses números, a produção suplanta com ampla margem o recordista anterior, o filme Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, de 2010, que acumula 336 milhões de dólares nas bilheterias.

Com o sucesso de Warcraft e também o de Angry Birds, que agora está na terceira posição do ranking das adaptações, com 327 milhões de dólares e chances de ultrapassar também Príncipe da Pérsia, o ano tem sido bastante promissor para adaptações de jogos. A Ubisoft, que estreia Assassin’s Creed nos cinemas em Dezembro, pode fechar um ano de ouro para o gênero.

No Brasil, Warcraft entrou em sua terceira semana em cartaz e reproduziu a dinâmica das bilheterias americanas, com uma forte estreia seguida de queda. No total, mais de 1.3 milhão de ingressos foram vendidos no país, mas esse resultado coloca o filme na sexta posição dos filmes mais vistos ainda em cartaz nos cinemas.

A adaptação é dirigida e roteirizada por Duncan Jones, filho de David Bowie e diretor de filmes como Contra o Tempo e Lunar. O elenco carente de astros traz Travis Fimmel, da série de TV Vikings, no papel de Anduin Lothar; Paula Patton, de Missão Impossível: Protocolo Fantasma, na pele da meia-orc Garona; e Dominic Cooper, o Howard Stark do universo cinematográfico da Marvel, interpretando o rei Llane Wrynn.