Categorias

Filme mostra como indiano reencontrou sua família usando o Google Earth

Em 1986, Saroo Brierley tinha apenas cinco anos de idade quando cochilou dentro de um trem cargueiro e acordou trancado em uma viagem que o levaria para 1.600 quilômetros longe de casa, na Índia.

Sem saber explicar onde morava, do outro lado de um país que tinha quase 800 milhões de habitantes na época, Brierley enfrentou muitas dificuldades nas ruas durante meses até terminar em um orfanato.

Felizmente, o garoto foi adotado por um casal australiano e embarcou em uma segunda jornada ainda maior: foi levado para a casa deles na Tasmânia. Entretanto, apesar de ter encontrado um novo lar e uma família adorável, a dúvida e as memórias da infância continuaram o assombrando, assim como a terrível sensação de que nunca mais resolveria o mistério de sua origem. Quando chegou nos seus vinte e poucos anos, tomou uma decisão: encontraria sua família original, de algum jeito.

Nesse momento, o Google apresentou o Google Earth, um sistema de mapeamento baseado em imagens de satélite que permitia a qualquer um em qualquer lugar do planeta navegar por onde quisesse com imagens de altíssima qualidade. Saroo Brierley adotou o programa como uma ferramenta para sua procura. Foram três anos de buscas incessantes, refazendo o caminho percorrido pelo trem em 1986, visitando milhares de estações e cidades sem sair de sua casa na Tasmânia, na esperança que algum lugar, algum marco na paisagem, alguma cena ativasse sua memória.

E então, aconteceu. Em 2012, 26 anos depois de se perder, Brierley finalmente se achou. Ele encontrou a cidade onde nasceu e localizou sua família biológica.

O drama e a determinação de Saroo Brierley são o tema do filme Lion – Uma Jornada Para Casa, com estreia prevista para os cinemas brasileiros em 2 de Fevereiro. Acumulando prêmios por onde passa, a produção é um sério candidato a ser indicado para o Oscar. A produção traz a atriz australiana Nicole Kidman no papel da mãe adotiva e o ator britânico de ascendência indiana Dev Patel interpretando o protagonista.

Para celebrar o lançamento do filme, o Google Earth disponibilizou no aplicativo uma camada chamada Finding Home, que reproduz a jornada inicial de Saroo Brierley pelo interior da Índia. A atualização já está ativada e permite que se tenha uma noção da escala monumental do esforço do indiano para recuperar o seu passado entre cerca de 10 mil estações de trem em um amplo raio de milhares de quilômetros quadrados.