Categorias

Firefox testa método para acabar com 404s na internet

A Mozilla está testando um método para acabar com 404s na internet que vai causar polêmica entre os webmasters, mas pode ser útil para os usuários.

A funcionalidade está em fase experimental no sistema Test Pilot e irá resgatar versões arquivadas de páginas que não existem mais, ao invés de exibir uma mensagem de erro para os usuários.

Batizado apropriadamente de No More 404s (“404s Nunca Mais”, em Português), o recurso utiliza o imenso acervo do Wayback Machine para oferecer versões anteriores de determinadas páginas que possam estar armazenadas no serviço. Sempre que o navegador detectar que existe no arquivo uma versão de uma página que foi removida do ar, será exibida uma barra no navegador sugerindo que o usuário veja como a página era no passado: “essa página parece estar desaparecida. Veja uma versão salva, cortesia do Wayback Machine”.

Mensagens 404 são um dos avisos mais conhecidos da web, e aparecem quando uma página foi removida do servidor ou o usuário tentou acessar o endereço errado. Nesse último caso, não há nada que o recurso novo do Firefox possa fazer. Mas, no primeiro caso, a funcionalidade pode se tornar uma fonte de dor de cabeça para webmasters que podem ter removido uma página do ar por não representar mais os interesses do site ou por conter erros. Com o No More 404s, a página pode ressurgir das cinzas.

Segundo a Mozilla, o recurso só é ativado se o navegador intercepta um código 404 enviado pelo servidor. Se houver algum tipo de redirecionamento para outro conteúdo, o usuário não verá a opção de visualizar a página original arquivada.