Categorias

Firefox testa nova tecnologia de segurança

Firefox testa novo sistema contra XSS
Firefox testa nova tecnologia de segurança que identifica site infectado

Nova Política de Segurança de Conteúdo permite que desenvolvedores de sites e aplicativos definam a legitimidade do conteúdo publicado.

A Mozilla lançou uma versão de testes do navegador Firefox, para desenvolvedores, com uma tecnologia para evitar a maioria dos ataques baseados na web.

A novidade, chamada de “Política de Segurança de Conteúdo” (CSP), é uma iniciativa da Mozilla voltada a desenvolvedores de aplicativos e websites, permitindo que eles definam a legitimidade do conteúdo publicado. O resultado é o bloqueio de qualquer script ou código malicioso que tenha sido adicionado por usuários mal intencionados. Este tipo de ataque é conhecido como cross-site scripting (XSS).

“Não é um simples truque feito para combater um único tipo de ataque”, afirmou o gerente da equipe de desenvolvimento do Firefox, Johnathan Nightingale. “Isso ajuda os sites a resolverem o cross-site scripting, mas é não é só isso. Agora há um jeito de desativar tudo que é dinâmico: não importa qual conteúdo chega ao site, se estiver na página e tivermos as instruções, podemos desativar.”

Com isso, o Firefox está passando o controle aos desenvolvedores, que poderão bloquear o conteúdo ilícito. Com o CPS, o navegador libera o conteúdo antigo, mas cria um bloqueio automático para o novo.

“Ele é parecido com o NoScript em alguns aspectos”, disse o gerente do programa de segurança da Mozilla, Brandon Sterne, referindo-se a um complemento popular que bloqueia JavaScript, Java, Flash e outros plugins que são usados para ataques.

De acordo com Sterne, as equipes do Internet Explorer e do Chrome demonstraram interesse na tecnologia. O gerente de programas da equipe do Internet Explorer, Eric Lawrence, afirmou que o CSP é “uma boa idéia”.

A Mozilla não é a única desenvolvedora de navegadores que tenta proteger seus usuários dos ataques de cross-site scripting. A Microsoft, por exemplo, adicionou um filtro de cross-site scripting para o Internet Explorer 8 que também visa a bloquear ataques.

As versões de testes do Firefox com o CSP habilitado podem ser baixadas para Windows, Windows Mobile, Mac e Linux, diretamente dos servidores oficiais. Sterne também postou uma página de demonstração que utiliza gráficos para mostrar como vários scripts são bloqueados pela tecnologia.

Com informações de Computerworld/EUA.