Categorias

Forças Armadas da Itália migram para o LibreOffice

As Forças Armadas da Itália iniciaram o processo de migração da suíte de produtos Microsoft Office para a alternativa open-source LibreOffice e o formato Open Document.

Com a mudança, o Ministro das Forças Armadas do país afirmou que espera economizar até 29 milhões de Euros, o equivalente a cerca de 116 milhões de reais, nos próximos anos.

A migração foi anunciada no ano passado, vai seguir o ciclo de expiração das licenças atuais contratadas do Microsoft Office e deverá estar totalmente concluída em 2020. Até o momento, cerca de 5000 estações de trabalho já passaram pela transição e não foram encontrados problemas sérios. A meta é ter 75 mil máquinas migradas já no ano que vem e outras 25 mil adotando o LibreOffice nos anos seguintes.

“Nós começamos com uma análise de impacto, uma série de reuniões com o staff, e o treinamento dos instrutores, instaladores e representantes de TI. Nós estamos agora trabalhando com a plataforma de cursos de e-learning do LibreOffice para nossos usuários, que estará disponível através de uma licença coplyleft“, explicou o General Camillo Sileo, que encabeça o processo de migração nas Forças Armadas.

O projeto batizado de LibreDifesa segue as recomendações do LibreOffice Migration Protocol criado pela The Document Foundation, responsável pela suíte de aplicativos open-source. Com a migração, as Forças Armadas italianas esperam também servir de exemplo para iniciativas similares em outros setores da administração pública.