Categorias

Funcionários da Mozilla pedem que novo CEO abandone cargo

Funcionários da Mozilla estão pedindo que seu novo CEO, Brendan Eich, deixe o cargo. O motivo é relacionado ao apoio de Eich à campanha Proposition 8, que é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia.

Como relata Ars Technica, Chris McAvoy, líder de projetos do Open Badges da Fundação Mozilla, twittou a sua desaprovação ao apoio do executivo na tarde dessa quinta-feira (27). Ele desencadeou uma série de respostas semelhantes de outros funcionários da Mozilla, talvez planejados, que também pedem que Eich saia de sua nova posição.

Em abril de 2012, foi revelado que Eich doou US$ 1.000 para a causa da Proposition 8. Após sua nomeação como CEO na última segunda-feira (24), o ex-CTO da Mozilla emitiu uma nota para falar sobre possíveis críticas que seriam feitas e pedir apoio aos funcionários.

“Eu sei que alguns serão céticos sobre isso (seu novo cargo), e que palavras sozinhas não vão mudar nada”, disse ele. “Eu só posso pedir o seu apoio para ter um tempo para ‘mostrar, não apenas falar'”, concluiu.

Eich ainda não respondeu sobre os tweets de seus funcionários. Já a Mozilla ofereceu a seguinte declaração, vinda de Mark Surman, diretor executivo da Fundação Mozilla:

“Nossa cultura de abertura estende-se a deixar o nosso pessoal e a comunidade serem sinceros sobre suas opiniões em relação à direção da Mozilla. Estamos orgulhosos dessa inclusão e de como ela distingue a Mozilla da maioria das organizações. Esperamos incentivar Mozillians a falar quando eles não concordarem com as decisões da gestão, e pesar cuidadosamente todas as possibilidades para garantir que nossas ações estão melhorando a missão do Projeto (Mozilla)”