Categorias

Fundador da Atari volta à ativa com empresa de Realidade Virtual

Nolan Bushnell é mais conhecido como o criador da Atari e um dos pais da febre dos jogos eletrônicos dos anos 70 e 80, mas ele não ficou parado até hoje e agora apresentou seu novo projeto: Realidade Virtual.

Junto com a franquia de lanchonetes Chuck E. Cheese e o desenvolvedor Jason Crawford ele fundou a Modal VR, uma iniciativa que pretende ressuscitar os fliperamas.

A solução da empresa é uma plataforma completa capaz de oferecer Realidade Virtual com dispositivos sem fio e roupa completa para múltiplos usuários simultâneos em uma área de até 83 mil metros quadrados, com uma sincronia capaz de registrar os movimentos do corpo humano com uma latência de 10 milissegundos. Em outras palavras, a Modal VR permite a criação de autênticas arenas virtuais com bastante espaço para os participantes. Confira o trailer:

Obviamente, uma solução desse nível não está ao alcance do consumidor comum. Aí entra a visão de Bushnell: o veterano executivo imagina ambientes construídos para atrair jogadores que alugariam o espaço ou pagariam por sessões, como os fliperamas do passado. Para Crawford, criador da tecnologia, “será um lugar onde você irá para ser capaz de ter uma imersão completa”. A ideia explica porque uma cadeia de lanchonetes é uma das parceiras da empresa.

Entre os demos já disponíveis para a plataforma estão uma versão de Pong, um clássico da era Atari, e até um combate de discos virtuais que lembra muito as batalhas de arena vistas na franquia cinematográfica Tron.

Paralelamente, a Modal VR também funcionaria como uma plataforma de lançamento para desenvolvedores, criando todo um ecossistema para a Realidade Virtual. Nesse caso, entretenimento não seria o único foco da empresa, mas a plataforma serviria para testes e implementação de aplicações educacionais, industriais ou comerciais.