Categorias

GeForce 7950GT Com muita potência! Seus 512MB de memória

Nos dias de hoje o mercado de placas de vídeo de alto desempenho é muito competitivo, assim que um fabricante lança um modelo, pouco depois outra já aparece em seu lugar. E com o lançamento da 7950GT não é diferente, já que ela é considerada uma evolução de outro modelo da série, a 7900GT. Ela vem para competir na mesma faixa da Radeon X1900 XT, feita pela ATi .

Assim como sua antecessora e as demais placas da série 7, a 7950GT é baseada no chipset G71, sendo construída na tecnologia de 90nm, que significa menor consumo de energia que sua versão anterior, o G70. Seus clocks são de 550MHz no core e 1.4GHz nas memórias (que são 512MB GDDR3 no total), uma boa combinação de desempenho entre o core e as memórias, agradando a grande maioria dos usuários, desde os mais comuns até os entusiastas.

O cooler utilizado é o mesmo dos modelos de referência da linha 7900 (GT e GS), de cobre, pequeno e eficiente, fazendo pouco ruído.

Mais potência = mais energia. Esta placa necessita de um conector molex para completar seu fornecimento de energia, pois apenas o slot PCI-Express não é suficiente, portanto não recomendamos que a utilize com uma fonte “genérica”. No mínimo uma fonte de 400w reais para não ter problemas.

Um ponto positivo desse modelo foi o suporte a tecnologia HDCP, significando que a 7950GT está pronta pra rodar vídeos em formato HD-DVD e Blue Ray, tecnologias sucessoras dos atuais DVDs . Ainda acompanha uma saída Dual DVI e S-Vídeo.

SLI

A 7950GT possui conector SLI, ou seja, é possível colocar duas ou mais placas de vídeo trabalhando juntas para a mesma finalidade, aumentando o desempenho. Com o SLI, teoricamente é possível dobrar a capacidade de processamento se adicionando uma placa de vídeo idêntica à primeira.

Em 1998, a empresa 3dfx introduziu uma tecnologia chamada Scan Line Interleave, podendo ser chamada de “mãe” do SLI, e que foi utilizada na linha de placas Voodoo2. Com a adoção do chipset NV40, em 2004, a NVIDIA voltou a tirar proveito dessa tecnologia, sendo comum atualmente em toda a linha.

Com informações de Superdownloads.