Categorias

Gírias da internet entram em dicionário da língua inglesa


Os linguistas parecem ter se dado conta de que a internet está mudando a forma como as pessoas se comunicam. Um dos guardiões da língua inglesa, o dicionário Oxford adicionou expressões muito comuns do “internetês” entre seus verbetes. A sigla LOL (laughing out loud, algo como “rindo alto” em português), OMG (oh my God, ou “meu Deus”) e o caractere ♥, muito comuns em mensagens instantâneas e tweets, estão no dicionário. As informações são do site Huffington Post.

De acordo com o comunicado da Oxford sobre a atualização do dicionário divulgado nesta quinta-feira, “palavras como essas são fortemente associadas com a linguagem da comunicação eletrônica”. Segundo a atualização, essas “siglas”, como eles chamam, ajudam em uma comunicação mais rápida e a “falar mais nos meios de comunicação onde há um limite no número de caracteres que podem ser usados em uma mensagem”.

Mas a Oxford notou que o uso dessas abreviações tem impactado o mundo não-eletrônico também. “Encontrado na cópia e até mesmo na línguagem oral, parece ser um pouco mais do que uma simples abreviação acontecendo”, afirmam. Apesar de serem associadas a uma “geração mais jovem”, o dicionário descobriu que a expressão OMG apareceu pela primeira vez em uma carta de 1917. A primeira aparição de LOL data de 1960, embora seu uso estivesse relacionado a “velhinha”, em vez de “rindo alto”.

Com informações de Terra.