Categorias

Golpes virtuais usam falsos vídeos no Facebook para infectar usuários brasileiros

A empresa de segurança ESET identificou uma campanha massiva propagada pelo Facebook que usa vídeos falsos para infectar usuários brasileiros.

Segundo a empresa,  “as ameaças utilizam técnicas de engenharia social, com o intuito de estimular os internautas a clicarem nos vídeos para propagar códigos maliciosos”.

Para enganar os usuários, a campanha usa filmes com títulos chamativos, entre eles: “Mistério resolvido! Criança desaparecida no Mato Grosso é encontrada dentro de cobra” e “Caso goleiro Bruno: após seis anos policia encontra vídeo de espancamento de Eliza Samudio”. O objetivo é incentivar que o internauta clique no link falso para assistir o vídeo e, dessa forma, acesse o link com os códigos maliciosos que infectam o equipamento e, após algumas horas, permitem que o perfil da vítima compartilhe a mesma publicação de forma involuntária.

golpe-facebook-video

Um dos objetivos da campanha é roubar sessões do Facebook, permitindo que o cibercriminoso acesse a conta da rede social da vítima sem necessitar da senha. Dessa forma, os cibercriminosos conseguem se passar pelo usuário e aplicar outros golpes contra seus amigos da rede social.

“A escolha do Facebook tem como objetivo atingir o maior número possível de vítimas. E as pessoas precisam ficar bastante atentas a esse tipo de ataque, que tende a ser cada vez mais comum nas redes sociais mais populares”, afirma Camillo Di Jorge, Presidente da ESET. “Apesar do servidor utilizado na campanha estar localizado nos Estados Unidos, o IP é compartilhado com mais de cinquenta domínios, que também têm o mesmo objetivo de roubar informações dos usuários”, completa.

Para evitar esse tipo de ataque, a ESET alerta para a importância de os usuários só acessarem a internet de equipamentos que tenham uma solução de proteção proativa instalada e evitem clicar em links e anexos, sem ter certeza de sua real procedência.