Acer cancelou, nesta quinta-feira, o evento no qual apresentaria um novo smartphone desenvolvido em parceria com a empresa chinesa Alibaba. Todos acreditam que o principal motivo foi o Google que teria ameaçado cortar relações com a fabricante caso o aparelho, CloudMobile A800, fosse revelado.
Acer recusou a fazer qualquer comentário sobre o assunto, porém Alibaba não mediu palavras: Nosso parceiro recebeu uma notificação da Google que dizia que se o lançamento de um produto com o Aliyun (OS) prosseguisse, ela cortaria toda a colaboração e suporte técnico do Android em produtos Acer, afirmou a companhia em um comunicado à imprensa.
O que incomodou a empresa foi o fato de que o sistema operacional desenvolvido para o smartphone era capaz de rodar toda a biblioteca de aplicativos do Android, além da plataforma própria.
Acreditamos que, ao introduzir o Aliyn OS, estamos dando aos consumidores e aos fabricantes de hardware mais opções, o que é fundação de um mercado forte e saudável, afirma um texto publicado pela Alibaba em seu site oficial. Acreditamos que essa deveria ser uma decisão que o mercado deveria fazer. E eles ainda complementaram dizendo que a decisão do gigante das buscas foi claramente injusta para os consumidores.