Categorias

Google atualiza Blogger para usuários selecionados

O Google está oferecendo a alguns usuários de seu serviço Blogger acesso à nova versão da ferramenta de publicação de blogs que permite que usuários definam templates, tags para posts, múltiplos autores e publicação mais rápida de textos.

Segundo anúncio da empresa, o Blogger também terá integração mais próxima com outros serviço e passará por mudanças no processo de autenticação.

As novas funções aproximam o Blogger a serviços oferecidos por serviços de blogs rivais, como o TypePad, da Six Apart, e o WordPress, da Automattic.

No entanto, as novas funções estarão disponíveis apenas para usuários que se autenticam usando a conta do Google, não seus dados do Blogger, e apenas uma pequena porcentagem de usuários será convidada para alternar suas contas inicialmente, disse o Google.

“Se você é um deles, verá uma caixa azul na barra lateral na sua área de trabalho da nova versão do Blogger “, diz o alerta.

A mudança de conta não afeta o conteúdo dos blogs ou dos perfis dos usuários, e tornará o Blogger mais fácil para incluir serviços como o AdWords, disse a companhia.

Os dois sistemas de autenticação funcionarão em paralelo por um tempo, mas eventualmente o Google removerá a opção para login com a conta do Blogger, da mesma maneira que fez com a rede social Orkut no final de 2005.

O chamado Google Accounts é melhor protegido contra fraudes, falsificação ideológica e abuso que contas do Blogger, comparou o buscador.

Entre outras mudanças no serviço, o Google permitirá a criação de layouts pelo sistema de arrastar e colar presente no Windows, suporte para feeds de RSS 2.0 e Atom 1.0 e permissões para que autores restrinjam o acesso do blog a certos usuários.

Com informações de IDGNOW.