Categorias

Google checou a segurança de 6 bilhões de aplicativos por dia instalados no Android

O Google divulgou ontem pelo segundo ano consecutivo seu relatório anual de segurança no ambiente Android e os resultados foram bastante positivos.

Segundo a empresa, foram checados diariamente cerca de 6 bilhões de aplicativos instalados em dispositivos na plataforma, a partir de uma amostra de 400 milhões de aparelhos Android.

O resultado do levantamento aponta que menos de 0.15% dos dispositivos que baixaram aplicativos exclusivamente através da Google Play estavam contaminados com algum tipo de malware. Mesmo levando-se em consideração o uso de lojas terceirizadas, onde a segurança não é garantida pelo Google e inclusive contabilizando lojas suspeitas de distribuição de APKs ilegais, o porcentual de aparelhos contaminados não ultrapassa 0,5% do ecossistema Android.

De acordo com o Google, a presença de malwares na plataforma está diminuindo expressivamente, quando em comparação com o mesmo relatório de 2014. A presença de aplicativos que coletam dados sem o consentimento do usuário sofreu uma queda de 40%, spywares foram reduzidos em 60% de um ano para o outro e downloaders, que instalam outros aplicativos à revelia, sofreram uma redução de 50% desde o ano anterior.

O Google também destacou em seu comunicado as novas funcionalidades de segurança inseridas no Android Marshmallow, como encriptação total do disco, permissões atualizadas de aplicativos com mais transparência e controle para o usuário, novo processo de inicialização que verifica o comprometimento do sistema e um serviço de atualização mais prático para manter o Android sempre com as correções de segurança em dia.

Outro fator que teria contribuído para a manutenção da segurança no ambiente Android foi a criação de um sistema de recompensas para caçadores de falhas. O programa de bug hunting propiciou ao Google a identificação de mais de 100 vulnerabilidades e foram distribuídos mais de 200 mil dólares aos pesquisadores de segurança responsáveis pelas descobertas.

O relatório completo da segurança do Android em 2015 está disponível online em formato PDF.