Categorias

Google Chrome vai ganhar extensões

Chrome ganhará suporte à extensões
Ainda não há data, no entanto, para que o programa incorpore a funcionalidade para suportar extensões (add-ons).

Um documento publicado no site voltado para desenvolvedores do navegador discute como as extensões vão funcionar, além de destacar que a sua falta torna o software incompleto para uma parte dos internautas.

A medida pode causar uma migração em massa de usuários do Firefox, usado por 20,78% das pessoas na web, para o Chrome, que ainda tem 0,83% de adeptos. O texto afirma que as pessoas usam navegadores em uma ampla variedade de situações. “Os gostos pessoais são muito diferentes entre um e outro usuário”, afirma o documento. “As funcionalidades de que uma pessoa precisa entram em conflito direto com as preferidas por outra.”

A criação de add-ons viria para resolver esses problemas, uma vez que teria os seguintes objetivos: acrescentar funcionalidades com apelo limitado ou específico; satisfazer usuários de outros navegadores que usam extensões indispensáveis para o seu dia-a-dia; e agregar parceiros que gostariam de adicionar funções ao Chrome.

No documento também há uma lista de possíveis complementos que poderiam ser incorporados. A relação inclui Delicious Toolbar, Stumbleupon, a extensão do Skype que permite ligar para telefones que aparecem em sites, o complemento do Realplayer para salvar vídeos online, Adblock, Flashblock, DownThemAll, FlashGot, ForecastFox, FoxyTunes e BugMeNot, entre outros.

Por enquanto, o desenvolvimento do navegador do Google segue a passos lentos. Na semana passada, o programa ganhou um gerenciador de favoritos – uma função básica em todos os browsers há mais de dez anos.

Com informações de KERO JÁ.