Categorias

Google começa a filtrar sites denunciados como piratas

Piratas perdem prestígio no Google
O Google tomou a decisão de reduzir o ranking de sites que sejam denunciados por infringir direitos autorais. Conteúdo pirata poderá jogar site para baixo na página de resultados da busca, segundo novo filtro.

A mudança no algoritmo não irá garantir a remoção automática dos sistes denunciados. Para tal, o Google ainda exige uma notificação legal dos legítimos proprietários dos direitos autorais. Mas, baseado na quantidade de denúncias recebidas, autênticas ou não, o novo sistema irá reduzir a relevância do site aos olhos do mecanismo de busca.

De acordo com o Google, não cabe à empresa decidir se de fato um site violou ou não o copyright de determinado conteúdo. Essa decisão caberá à Justiça. Mas a nova medida pode afetar seriamente o tráfego recebido por sites que poderiam estar praticando pirataria. A política de filtro já está sendo criticada porque pode prejudicar sites legítimos indevidamente perseguidos ou classificados como falso positivos.

Nos últimos 30 dias, o Google recebeu 4.4 milhões de solicitações de remoção de endereço, supostamente associados à pirataria.

.