Categorias

Google comemora aniversário do inventor John Venn com doodle interativo

Apesar de hoje marcar o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, o Google decidiu criar um doodle para celebrar os 180 anos do inventor do diagrama de Venn.

O diagrama usa círculos de interseção para mostrar visualmente as relações lógicas entre dois conjuntos de itens, e é amplamente utilizado na teoria de conjuntos, assim como em probabilidade e na ciência da computação.

O doodle traz dois círculos de interseção no logotipo que fica na página inicial e, em seguida, permite que o usuário crie o seu próprio diagrama de Venn selecionando diferentes categorias. Por exemplo, se você clicar no ícone “Transport” (transporte) e no “Has Wings” (tem asas), você verá três círculos, com o do meio mostrando um avião.

venn-doodle-

O esquema foi inventado em 1880 pelo lógico e filósofo John Venn.

Mike Dutton, que liderou o projeto do Doodle, disse: “Sentei-me com dois dos engenheiros do doodle, Corrie Scalisi e Mark Ivey. Passamos uma tarde de sexta-feira em um pátio com a única missão de entender [como fazer] isso. Eles apareciam com todos os tipos de ideias, enquanto eu rabiscava-os em um block de rascunhos gigante. Havia diversas ideias bobas, e algumas realmente grandes. Em última análise, isso que foi para o Doodle final: Som, lógica e bobeiras”.