Categorias

Google completa levantamento de volume de contas furtadas de usuários

O Google está disposto a reforçar a segurança de seus usuários e em parceria com a Universidade da Califórnia realizou um levantamento minucioso do volume de contas furtadas de seus usuários entre Março de 2016 e Março de 2017.

De acordo com a pesquisa realizada de forma automática através de uma varredura do submundo da internet, cerca de 250 mil contas Google foram desviadas por semana no período estudado.

O estudo foi publicado na íntegra na web para servir como uma referência para pesquisadores de segurança e outras empresas de tecnologia e ilustra os métodos utilizados por cibercriminosos para roubar credenciais de usuários. A partir das descobertas, o Google afirma ter sido capaz de melhorar seus procedimentos de proteção e blindar cerca de 67 milhões de contas que estavam vulneráveis, antes que elas pudessem ser capturadas por hackers.

O levantamento analisou mercados negros de comercialização de credenciais, fóruns da deep web e 25 mil ferramentas de hacking, incluindo keyloggers e geradores de phishing. A pesquisa conseguiu identificar 788.000 credenciais vazadas que teriam sido obtidas através do uso de keyloggers, 12 milhões de contas derivadas de ataques de phishing e impressionantes 3.3 bilhões de dados de login disponíveis em vazamentos de terceiros.

“Nossas descobertas foram claras: os sequestradores estão constantemente procurando, e são capazes de encontrar, bilhões de nomes de usuários e senhas de diferentes plataformas em mercados negros. Embora já tenhamos aplicado essas descobertas em nossas proteções existentes, nossas descobertas são mais uma lembrança de que devemos desenvolver nossas defesas continuamente para nos manter à frente desses agentes hostis e manter os usuários seguros”, informa o Google em seu comunicado oficial.