Categorias

Google compra startup de satélites por US$ 500 milhões

O Google está adquirindo a Skybox Imaging, uma empresa especializada em fotos tiradas via satélites, por US$ 500 milhões.

A Skybox construiu e lançou o menor satélite de imagens de alta resolução do mundo, e a empresa fornece análise de dados e vídeos da Terra tiradas de longe. Ao anunciar o acordo nessa terça-feira (10), o Google disse que a aquisição vai ajudar a reforçar o Google Maps, mantendo o serviço mais atualizado.

Mas a gigante das buscas também tem planos mais ambiciosos para a tecnologia: a aquisição dará ao Google a capacidade de projetar e construir sua própria frota de satélites. “Com o tempo, esperamos também que a equipe e a tecnologia da Skybox sejam capazes de ajudar a melhorar o acesso à Internet e ajudar em desastres – áreas que o Google tem se interessado há muito tempo”, disse a empresa em comunicado.

skybox-google-2

“A Skybox e o Google compartilham mais do que apenas um código postal”, diz um post no blog da empresa de satélites. “Nós dois acreditamos em tornar a informação (especialmente informações geoespaciais precisas) acessível e útil”.

A Skybox lançou em novembro o SkySat-1, um satélite capaz de tirar vídeos de 90 segundos a 30 quadros por segundo. O satélite era para ser o primeiro de uma frota de 24, lançado para capturar locais de Tóquio; Bangkok; Baltimore; Las Vegas; e Aleppo, na Síria. Com a compra, o Google não indicou se o resto dos lançamentos permanecerá na programação.