Categorias

Google cria plataforma para facilitar o ensino de programação para crianças

Embora sejam ótimas iniciativas ensinar crianças a programar usando Minecraft ou Frozen, como seria fazê-las aprender a programar dispositivos reais com apenas cinco anos?

Partindo desse princípio, o Google criou uma plataforma batizada de Project Bloks para facilitar o ensino de programação para crianças com dispositivos ou brinquedos programáveis.

“Crianças naturalmente brincam e aprendem usando suas mãos, construindo coisas e fazendo coisas juntas”, explica o site oficial do projeto. “Um dos benefícios da programação tangível é que isso torna o código físico, de forma que crianças possam brincar com ele (…) nossa meta é habilitar crianças a desenvolver pensamento computacional (um conjunto de habilidades de solução de problemas) desde tenra idade através de experiências de código que sejam divertidas, táteis e colaborativas”.

Confira o vídeo explicando o projeto:

O Google não pretende desenvolver os produtos finais, mas oferecer a programadores, educadores e designers um conjunto de sugestões, documentações e componentes que possam ser empregados para criar soluções criativas que permitam às crianças interagir com a linguagem de programação de forma física, sem abstrações.

Para Paulo Blikstein, diretor do Laboratório de Tecnologias de Aprendizado Transformativo da Universidade norte-americana de Stanford e um dos parceiros do Google na iniciativa, o objetivo é maximizar a oferta de ferramentas de aprendizado de programação. “Imagine o que aconteceria se nós tivéssemos 10 vezes mais pessoas desenvolvendo formas das crianças aprenderem codificação e pensamento computacional: não apenas da forma tradicional, mas com kits que ensinariam programação de diferentes formas, como criando música ou controlando o mundo físico”, explica.