Categorias

Google desenvolve algoritmo capaz de reconhecer CAPTCHAs

Em um artigo científico publicado esta semana, pesquisadores do Google revelaram que conseguiram criar um algoritmo que pode reconhecer CAPTCHAs com 99,8% de chances de sucesso. O sistema foi criado para ajudar no reconhecimento de placas e números de casas nas imagens do Google Street View.

Para quem não está associando o nome à tecnologia, CAPTCHAs são aquelas letras e números extremamente difíceis de ler que nós precisamos adivinhar o que são para validar cadastros e comentários na Internet. Teoricamente, quanto mais complicada a combinação, maiores as chances de que quem esteja respondendo seja um humano e não um robô de envio de spam ou programa.

Mas, com esse novo algoritmo, vai ficar muito mais difícil dizer quem é humano e quem é robô na Internet. Ele não apenas consegue decifrar com facilidade os CAPTCHAs como ainda tem uma taxa de acerto superior à media humana. Veja alguns exemplos que o algoritmo decifrou com exatidão:

captchasApesar de ter sido desenvolvido para auxiliar no reconhecimento de placas e números para o Google Street View, o algoritmo acabou tendo uma taxa de acertos bem menor nestes casos: identificando apenas 90% dos textos e 96% dos números. Ironicamente, o algoritmo é perfeito mesmo na leitura de CAPTCHAs, mais especificamente no reconhecimento do reCAPTCHA, sistema adotado pelo próprio Google em seus serviços.

O Google promete utilizar o que aprendeu na criação do algoritmo para aprimorar a forma como o reCAPTCHA é utilizado. A proposta é basear sua função de identificação de humanos mais na forma como os usuários interagem com o sistema do que na resposta certa. “Graças a esta pesquisa, nós sabemos que nos fiar no texto distorcido apenas não é o bastante”, declarou Vinay Shet, gerente de produto do reCAPTCHA no blog oficial.