Categorias

Google desenvolve algoritmo contra bisbilhoteiros

Quem não se sente incomodada com um bisbilhoteiro observando sua tela por cima do ombro? A situação é mais do que desagradável, pode ser um risco à privacidade e à segurança e pensando nisso o Google desenvolveu um algoritmo capaz de cuidar do problema.

Usando Inteligência Artificial e a câmera acoplada ao dispositivo, os pesquisadores  See Jung Ryu e Florian Schroff produziram um  algoritmo que é capaz de detectar quando tem alguém olhando sua tela por trás de você e disparar um alerta.

Os desenvolvedores do Google não explicaram em detalhes como o sistema funciona, mas já prepararam uma demonstração usando um dispositivo móvel Pixel. Em milissegundos, o programa consegue reconhecer quando uma pessoa está atenta ao que acontece na tela. A tecnologia emprega os recursos de reconhecimento de face já disponíveis e combina com uma análise focada em perceber interesse. Confira:

Segundo seus criadores, “por causa do modelo móvel de detecção de olhar rápido, robusto e preciso, agora podemos identificar facilmente a identidade do rosto e olhar simultaneamente em tempo real”. E completam: “portanto, o aplicativo, um protetor de tela eletrônico, pode permitir que seus usuários inscritos continuem a ler conteúdos privados e confidenciais em seu dispositivo móvel, protegendo sua privacidade dos espectadores em um espaço lotado, como o metrô ou um elevador”.