Categorias

Google Drive agora pode fazer backup do iPhone

O Google Drive para iOS é um Cavalo de Troia. Mas do bem! O aplicativo no sistema operacional rival agora é capaz de fazer um backup quase completo do dispositivo e facilitar a migração para Android.

Com o novo recurso anunciado pelo Google, é possível preservar fotos, contatos, calendário e outros dados do usuário com um único clique, sem que seja necessário vasculhar o iPhone ou o iPad em busca dos arquivos.

O Google já tinha um website inteiramente dedicado a quem está interessado em sair do iOS e migrar para o Android, mas faltava uma ferramenta capaz de deixar mais fácil a transferência de arquivos. Agora, basta procurar pela opção “Backup” no menu de configurações. Porém, dependendo da quantidade de informações existentes no aparelho, como um grande volume de fotos, por exemplo, o processo pode levar horas e a recomendação do Google é deixar o dispositivo iOS ligado, conectado e com o Google Drive aberto em primeiro plano.

Esse tipo de aplicativo que serve como “isca” para outro sistema operacional não é novidade: a própria Apple tem uma ferramenta similar rodando em Android com a única intenção de fazer com que usuários migrem para o iOS. No caso do Google Drive, o usuário que quiser permanecer usando os dispositivos da Apple ainda tem em mãos um aplicativo funcional de armazenamento na nuvem e pode usar o recurso de backup apenas para salvaguardar arquivos.