Categorias

Google e Facebook se unem para construir cabo submarino através do Oceano Pacífico

Google e Facebook juntaram forças para patrocinar a construção de um novo cabo submarino que irá atravessar o fundo do Oceano Pacífico.

O cabo que fará ligação entre Los Angeles e Hong Kong terá custo de 400 milhões de dólares e transmitirá 120 Terabits por segundo a partir de 2018.

A obra que vai se estender por 12.800 quilômetros no leito do oceano ficou nas mãos da Pacific Light Data Communication, uma subsidiária da empresa chinesa China Soft Power Technology. A construção foi anunciada em Novembro do ano passado, mas só agora foi assegurada a participação do Google e do Facebook como financiadores. Com cinco pares de fibra ótica, cada um com velocidade de transmissão de 24 Tbps, cada um dos participantes da operação terá acesso a uma fatia da banda.

O Google confirmou que um dos pares será exclusivo para seu uso e manterá seu tráfego privado. Com o investimento, a empresa de tecnologia passa a estar associada com seis cabos submarinos diferentes, conectando todos os continentes. Com o novo cabeamento, o Google espera oferecer menor latência e serviços ainda mais rápidos para seus usuários na região, assim como assegurar espaço de folga para crescimento futuro.

trans-pacific-cableA aliança inédita entre o Google e o Facebook é menos incomum do que parece. Cabos submarinos não apenas apresentam custos astronômicos, como também oferecem mais banda do que uma única empresa pode precisar, então é costume que sejam implementados em colaboração com diversos parceiros. Recentemente, Facebook e Microsoft se uniram para a construção de um novo cabo ligando os Estados Unidos com a Europa.