Categorias

Google é obrigado a remover links contendo dados pessoais de usuários

O Google perdeu nessa segunda-feira (12) um processo judicial na Europa, que obriga a gigante a remover informações pessoais de usuários hospedadas em sites de terceiros de seus resultados de pesquisas, caso seja solicitado.

A União Tribunal Europeia de Justiça decidiu que o Google é responsável pelo conteúdo dos seus servidores, e que a gigante de buscas deve alterar resultados de pesquisa caso eles mostrem informações desatualizadas ou irrelevantes hospedadas por terceiros. Essa é uma decisão surpreendente, e pode ter sérias conseqüências sobre a forma como o Google e outros mecanismos de busca operam na Europa.

A decisão segue um caso na Espanha onde um morador pediu ao Google para apagar informações sobre uma casa que foi leiloada após falta de pagamento de impostos. Esse foi apenas um de uma série de casos em que o Google foi solicitado a remover conteúdo na Espanha e a empresa se ​​recusou.

Usuários afirmam já estar vendo o novo design

Agora, o Google é “obrigado a remover links de páginas da web”, sob certas circunstâncias, de acordo com o tribunal. O Google não tem um método fácil para usuários solicitarem remoção de dados, e a decisão poderia forçar uma mudança de processo para mudar isso.

A decisão final vai contra uma declaração feita no ano passado pelo advogado-geral do Tribunal de Justiça Europeu, que disse que o Google não deve ter que apagar informações confidenciais de seus resultados de busca. A gigante está agora tirando um tempo “para analisar as implicações” da ordem.