Categorias

Google encerra organizador de imagens Picasa

Doze anos depois de ter comprado o organizador de fotos Picasa, o Google anunciou no final da semana passada que está encerrando o suporte ao programa para focar esforços no Google Photos.

O programa para desktop não irá receber mais qualquer atualização do Google a partir de 15 de Março, mas continuará funcionando. Entretanto, os álbuns salvos na web passarão por mudanças.

Para quem já possui uma conta no Google Photos, o serviço oficial de armazenamento de imagens da empresa, todas as suas fotos e vídeos já estarão guardadas lá. Para os usuários que não possuem uma conta no serviço e não desejam criar uma, o Google irá criar um endereço específico a partir de 1º de Maio para acessar seus Picasa Web Albums para visualizar, deletar ou fazer o download do conteúdo armazenado.

De acordo com o comunicado oficial, “desde o lançamento do Google Photos, nós nos perguntamos sobre o que isso significaria para o futuro do Picasa. Após muita consideração, nós decidimos aposentar o Picasa ao longo dos próximos meses a fim de focar em um único serviço de fotos no Google Photos. Nós acreditamos que possamos criar uma experiência muito melhor ao focar em um serviço que oferece mais funcionalidades e trabalha tanto nos dispositivos móveis quanto no desktop, do que dividir nossos esforços em dois produtos diferentes”.