Categorias

Google entra na luta contra a Zika

O Google anunciou hoje que está se juntando aos esforços contra a epidemia global de Zika, contribuindo financeiramente e com engenheiros para identificar o avanço da doença e para uma campanha de conscientização.

A empresa doou um milhão de dólares para a UNICEF e está criando um sistema de mapeamento da expansão da epidemia para conseguir antecipar a aparição do vírus em novas regiões.

Segundo o Google, seu time de engenheiros e voluntários está utilizando sua “experiência em análise de grandes conjuntos de dados” para ajudar a UNICEF e a OMS a localizar focos de expansão e administrar o uso de tempo e recursos para conter a epidemia. Essas mesmas ferramentas que estão sendo devolvidas agora poderão ser utilizadas para cumprir a mesma função em outras emergências no futuro.

Outro pilar para evitar a expansão da Zika é a conscientização da população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, o Google doou um milhão de dólares à UNICEF para trabalhar junto à comunidades e governos em um esforço de comunicação. A aliança entre as duas entidades “espera atingir 200 milhões de pessoas afetadas ou vulneráveis no Brasil e em toda a América Latina, com esses esforços”.

Veja o aumento no volume de pesquisas envolvendo o vírus da Zika no mecanismo de busca:

O Google também iniciou uma campanha interna entre seus funcionários para arrecadar ainda mais doações que serão destinadas aos esforços da Unicef e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Com essa mobilização, a empresa espera angariar mais meio milhão de dólares para ajudar no combate à Zika.

Além disso, o YouTube está se aproximando de criadores de conteúdo em sua plataforma, como o doutor Dráuzio Varella e Vila Sésamo, para ampliar o alcance da campanha de conscientização sobre os riscos e métodos de prevenção da epidemia.

“Esperamos que estes esforços sejam úteis na batalha contra esta nova emergência de saúde pública, e vamos continuar a fazer nossa parte para combater o zika”, concluiu o Google em seu comunicado oficial no blog brasileiro da empresa.