Categorias

Google está trabalhando em um novo sistema operacional

Rumores de um “GoogleOS” circulam desde que a web é web, mas já tivemos o ChromeOS e o Android e agora parece que a empresa está trabalhando em um terceiro sistema operacional.

Batizado de Fuchsia, a cor “fúcsia” que se obtém da junção do rosa com o púrpura, ninguém sabe ao certo para que ele serve, mas seu núcleo é leve e pode ser que seja destinado à Internet das Coisas.

Por enquanto, o novo sistema operacional é ainda um emaranhado de códigos hospedado no Google Source no GitHub, sem um comunicado oficial do Google. O que se sabe com certeza é que ele irá por um caminho totalmente diferente do ChromeOS e do Android, sem utilizar o kernel do Linux como ponto de partida. Mantendo o tema das cores, Fuchsia é derivado do Magenta, uma variação do LittleKernel, destinado a sistemas embarcados.

Especula-se que o Fuchsia possa ser utilizado como o sistema que irá finalmente unir o ChromeOS e o Android em uma única plataforma, uma convergência que já foi sugerida anteriormente pelo próprio Google. Entretanto, dado a sua leveza, o mais provável é que o novo sistema operacional seja a investida da empresa no emergente mercado da Internet das Coisas, cuja explosão está para acontecer a qualquer momento, substituindo o atual Brillo.

Mas os engenheiros envolvidos no projeto já deram a entender que o Fuchsia está sendo testado em Intel PCs, em um Acer Switch Alpha 12 e em um Raspberry Pi, indicando uma abrangência muito maior do que o especulado. Enquanto o Google não se manifestar oficialmente sobre o desenvolvimento, não há como prever com exatidão qual é o propósito desse novo sistema operacional.