Categorias

Google filtrou conteúdo relacionado a arquivos torrent

Alguns usuários notaram que durante algumas horas nos últimos dias o sistema de busca mais popular da internet, Google, passou a censurar alguns de seus resultados em buscas relativas a arquivos torrent.

Segundo o site Tech.Blorge, a tentativa da Google, filtrando conteúdos que pudessem ser ilegais, parece ter sido uma precaução contra possíveis ações judiciais. A iniciativa aparentemente ainda está em fase de testes, pois seu funcionamento é intermitente.

Enquanto funcionou, em buscas relacionadas a arquivos torrent, mesmo que a capa do site aparecesse, surgia ao fim da página a intrigante mensagem “Devido a uma queixa que recebemos de acordo com a lei americana Digital Millennium Copyright Act (Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital), 1 resultado(s) foram removidos desta página. Para ler a queixa DMCA que causou a remoção, acesse ChillingEffects.org.”

O site TorrentFreak, que deu início à notificação da mudança, relatou ter percebido o bloqueio apenas após a reclamação do SumoTorrent, um site torrent que teve um de seus resultados bloqueados.

O proprietário do portal torrrent disse estar surpreso por não ter sido contatado diretamente pelo responsável pela reclamação que teria obrigado a Google a fazer o bloqueio, já que usualmente ele trabalha neste sistema e resolve todos os pedidos de remoção em menos de 24 horas.

O site TorrentFreak, que investigou o endereço fornecido e não achou explicação, cita apenas a reclamação enviada por Jim Salomon, a única que se tem conhecimento de que a Google tenha recebido. Jim é irmão de Rick Salomon, que se relacionava a Paris Hilton e, na época, exigiu a retirada de um vídeo da modelo.

A informação foi mostrada não apenas na versão americana, mas também no site brasileiro e, possivelmente, nos resultados de qualquer país do mundo, motivo pelo qual sites entusiastas da tecnologia reclamaram da atitude.

A questão levantada é se não teria bastado às detentoras de direitos autorais contatar o responsável pelo site Torrent de onde o arquivo estivesse sendo referenciado no resultado das buscas, pois a maioria dos proprietários ajuda prontamente quando uma reclamação é feita.

Ironicamente a mensagem não aparecia nos resultados do site assumidamente pirata, The Pirate Bay, ou de outros grandes portais utilizados para estes fins, como é o caso do Isohunt.

Com informações de Magnet.