Categorias

Google homenageia escritora Cecília Meireles com novo doodle

Comemorando o 113º da escritora Cecília Meireles, o Google lançou um novo doodle nesta sexta-feira (7). A imagem mostra Cecília escrevendo sob a luz do luar. Carioca, Cecília foi poetisa, professora, jornalista e até mesmo pintora.

Cecília nasceu no dia 7 de novembro de 1901, no bairro da Tijuca. Seu pai faleceu três meses antes de seu nascimento e sua mãe quando a escritora tinha apenas três anos. Com isso, foi criada pela avó, Jacinta Garcia Benevides. A perda dos pais e a criação por Jacinta foi inspiração para o livro Olhinhos de Gato, no qual Cecília conta detalhes de sua vida.

cecilia-meirelles-ganha-doodle-do-google

Em 1934, organizou a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro, em Botafogo e foi até professora universitária na antiga Universidade do Distrito Federal (hoje conhecida como UFRJ). No mesmo período, colaborou em jornais e revistas.

Cecília foi casada duas vezes e teve três filhas: Maria Elvira, Maria Mathilde e Maria Fernanda, além de cinco netos. Faleceu aos 63 anos, de câncer, no dia 9 de novembro de 1964.

Suas obras foram traduzidas para o espanhol, francês, italiano, inglês, alemão, húngaro e outros.