Categorias

Google investirá US$ 50 milhões para incentivar meninas a codificarem

Apenas algumas semanas depois de lançar o seu primeiro relatório de diversidade e pedir que mais mulheres entrem para a área de ciência da computação, o Google agora está lançando um novo esforço destinado a incentivar meninas a codificarem.

O novo programa, chamado ‘Made with Code’, inclui uma mistura de projetos de codificação, parcerias com organizações de juventude e US$ 50 milhões em financiamento, que o Google diz que vai ajudar a incentivar mais mulheres a se envolverem com o campo da ciência da computação.

Alguns dos primeiros projetos da iniciativa incluem uma pulseira 3D impressa, um criador de GIFs animados, fabricação de avatares em 2D e até composição de música. Todos são feitos através da linguagem de programação visual do Google, a Blockly, que a empresa lançou há dois anos.

Made_w_Code

“Hoje em dia, a codificação não é apenas uma habilidade útil para trabalhar em uma empresa de tecnologia, engenharia não é apenas para engenheiros. Design de interiores, medicina, arquitetura, música. Não importa o que uma garota sonha em fazer, aprender a codificar vai ajudar a chegar lá “, escreveu a CEO do YouTube, Susan Wojcicki, em um post anunciando o projeto. “Seu futuro – o nosso futuro – é feito com código”.

O novo programa vem três semanas após o Google lançar o primeiro relatório anual de diversidade entre seus funcionários. Nele, a empresa disse que sua força de trabalho em todo o mundo é 70% feita de homens e que gostaria de mudar isso.

Ao que tudo indica divulgar os números sobre diversidade parece uma boa prática, o Yahoo, outra gigante da tecnologia, também divulgou um relatórios sobre diversidade entre seus funcionários.